quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Primeiras formas de vida podem ter surgido em Marte. 3o Bimestre

Primeiras formas de vida podem ter surgido em Marte

Cientista americano sugere que as primeiras partículas de vida primitiva têm origem no Planeta Vermelho e chegaram à Terra através de meteoritos

por Redação Galileu
Editora Globo
Crédito: NASA
A origem da vida na Terra está longe de ser um consenso entre cientistas. Agora, um estudo recente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Westheimer (EUA), promete botar mais fogo na discussão. Capitaneado pelo químico Steven Benner, o trabalho apresentado na Conferência de Goldschmidt, em Florença, Itália, sugere que a vida pode ter começado em Marte antes de chegar ao nosso planeta.
A teoria mais aceita atualmente diz que as formas de vida primitiva eram compostas da combinação de RNA, DNA e proteínas. Para criação do RNA, átomos de carbono precisam ser alinhados de forma especial em superfícies cristalinas de minerais, como o boro e molibdênio. Mas estes elementos, ideais para o processo, eram escassos por aqui.
Segundo Benner, esses mesmos minerais eram abundantes no Planeta Vermelho, o que aumentaria a possibilidade da geração espontânea. De acordo com o químico, o boro ajuda na criação de aros de carboidrato, que são, posteriormente, realinhados pelo molibdênio. Este segundo material também devia ser mais abundante em Marte. "É apenas quando o molibdênio se torna altamente oxidado que ele é capaz de influenciar a formação da vida", declara Benner, em entrevista à BBC. "Esta forma de molibdênio não existia na Terra quando a vida surgiu, porque há três bilhões de anos a Terra tinha muito pouco oxigênio. Mas Marte tinha bastante."

Assim, seria mais provável que o RNA tivesse surgido em Marte e chegado na Terra em meteoritos. Um fragmento encontrado há algum tempo na Antártida, inclusive, carregava amostras de vida primitiva, o que reforça a teoria do americano.

O cientista diz ainda que, caso sua teoria estiver correta, foi por sorte que os meteoritos chegaram à Terra - dos dois planetas, ela é a melhor candidata para sustentar vida. “Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado no seu planeta, talvez nós não tivéssemos uma história para contar hoje”, afirmou.
via BBC

COMENTÁRIO:
Eu fiquei um pouco confusa com uma parte desta reportagem. Segundo ela, Marte teria mais oxigênio do que a Terra há bilhões de anos atrás e com isso teria sido formado o molibdênio. Este elemento teria caído aqui através de meteoritos e dado origem ao RNA e assim às primeiras formas de vida. O que eu fiquei confusa, foi sobre a teoria da geração espontânea, pois foi provado que  não é correta. Mas, gostei de saber que temos origem em Marte. Somos Marcianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário