sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como se forma um cão-guia. 2o Bimestre.

Como se forma um cão-guia

Das 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, apenas cerca de 80 têm ajuda de um cão-guia para se locomover

NATHALIA TAVOLIERI
04/07/2013 12h08 - Atualizado em 04/07/2013 12h14

Kindle
 
Cão-guia (Foto: Editora Globo)
O analista de sistemas Gabriel Vicalvi, de 27 anos, e Julia se conheceram no ano passado. Adaptar-se um ao outro não foi fácil. A cada dia, uma nova lição. Hoje, formam um time. Vicalvi faz parte do seleto grupo de cerca de 80 deficientes visuais, entre os 6,5 milhões espalhados pelo Brasil, que se locomovem com a ajuda de um cão-guia (assista ao vídeo abaixo).
Gabriel recebeu a notícia de que trocaria a bengala pela golden retriever Julia após "apenas" cinco anos de espera. Muitos dos 15 mil brasileiros que aguardam na fila dos poucos institutos especializados no treinamento desses cães não têm sequer previsão de quando vão receber um cachorro.
 No Brasil, a relação é de um cão-guia para cada 81.250 mil cegos. No Reino Unido, líder mundial com 4.600 cães-guia e média de 800 entregas por ano, essa proporção é de um cachorro para cada 438 deficientes visuais, segundo estimativas das principais organizações internacionais, a Assistance Dogs International e a International Guide Dog Federation. À falta de informação, de conscientização e de estímulos do governo na criação de centros especializados soma-se a complexidade do processo de treinamento desses cachorros – o que ajuda a explicar por que o Brasil tem esses números tão discrepantes entre pessoas com deficiência visual e cães-guia.
raio_x (Foto: Natália Durães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário