Brasil tem o maior número de pássaros ameaçados de extinção
A Birdlife International, um grupo de organizações de vários países que estuda conservação de aves, divulgou na última semana um relatório mostrando que uma em cada oito espécies de pássaros no mundo está ameaçada de extinção.
Segundo o relatório State of the world’s birds (O estado dos pássaros do mundo) , são 1.313 espécies de pássaros ameaçadas em todo o mundo. A maioria (55%) está classificada como “vulnerável”, o menor nível de perigo entre as espécies ameaçadas, mas 30% das espécies foram classificadas como “Em Perigo” e 15% como “Criticamente em Perigo”.
O Brasil aparece no estudo como o país que mais tem espécies de pássaros ameaçadas. Isso acontece porque o Brasil é também um dos países de maior biodiversidade do mundo, com uma quantidade muito grande de pássaros em seu território. São 152 espécies de pássaros ameaçadas, sendo que 73 são endêmicas, ou seja, só existem em território brasileiro.
Segundo a Birdlife International, as principais ameaças aos pássaros são a destruição dos habitats por meio do desmatamento e da agricultura, a introdução de espécies exóticas, a poluição do ar e da água e as mudanças climáticas. O estudo calcula que, para proteger essas espécies, é necessário investir US$ 80 bilhões por ano em conservação de pássaros.
Foto: Soldadinho-do-Araripe, espécie brasileira classificada como “Criticamente em Perigo”. Alberto Campos/ICMBio
(Bruno Calixto)
COMENTÁRIO:
Sinceramente eu não entendo como o mundo não se preocupa com os pássaros, principalmente o Brasil. As pessoas ainda não perceberam como é ruim acordar de manhã e não ouvir o cantos de um passarinho. Aqui na minha casa, em frente da janela, tem um pé de acerola e um de jabuticaba, então tem sempre passarinhos. É muito bom acordar com eles toda manhã. Quando eu viajo, para um lugar que não tem muitos pássaros, como um hotel, por exemplo, é muito estranho acordar. Eu fico esperando o barulho dos passarinhos para acordar e nada... aí eu lembro que estou num hotel. É engraçado e triste também, porque deveria haver natureza em todos os lugares. Até nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário