quinta-feira, 5 de setembro de 2013

'Chefs' do neolítico temperavam seus alimentos. 3o Bimestre.

'Chefs' do neolítico temperavam seus alimentos

Restos de grãos de mostarda foram encontrados em panelas de 6 mil anos de idade

por Luciana Galastri

Editora Globo
Fragmento de um antigo recipiente de alimentos onde foram encontradas mineralizações de vegetais // Crédito: Universidade de York
Um caldo de peixe fresco com ostras, temperado com alho, parece um prato digno de um ótimo restaurante. Mas é a descrição de uma refeição saboreada há 6 mil anos na Europa. A descoberta de sementes de erva-alheira (que têm um cheiro forte de alho, como seu nome indica) em panelas antigas, encontradas na Alemanha e na Dinamarca, evidencia que, desde o período Neolítico, nossos ancestrais costumavam temperar seus alimentos.
Até agora não havia evidências de que, neste período, antes de se dedicarem à agricultura, pessoas já temperassem seus alimentos. De acordo com cientistas da Universidade de York, responsáveis pela descoberta, essa é a prova de que coletores e caçadores já tinham uma cultura culinária sofisticada.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores procuraram por fitolitos (uma mineralização resultante da atividade fisiológica de vegetais), que podem ser preservados mesmo quando a planta se decompõe. E, mesmo que o passar dos anos produza algum tipo de mudança nos fitolitos de uma planta, há características permanentes que podem indicar sua origem. Em pesquisas anteriores, o método foi usado para identificar arroz cultivado há mais de 10 mil anos na China, por exemplo.
Provas em relação ao tempero usado por esses povos, obtidas de outra forma que não por análise de fitolitos, são raras pois o tecido de plantas dificilmente deixa rastros nos sítios arqueológicos. E apesar de vestígios de sementes de papoula e de dill terem sido descobertos em outros sítios, eles datavam de aproximadamente 5 mil anos atrás, quando a agricultura já estava estabelecida.
Via Nature

COMENTÁRIO:
Eu adoro chegar em casa e sentir o cheiro dos temperos que a minha mãe usa para fazer comida. Muito interessante saber que fazemos isso a mais de 6 mil anos. Acho que o ser humano, gosta tanto de comer e saborear um bom prato, que aprendeu a temperar a comida há muito tempo. E com o passar dos anos, foi aprendendo a misturar mais temperos, de acordo com as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário